Povos Ciganos|Romani: línguas e costumes diversos
“Nossa cosmovisão respeita e reconhece bichos, plantas, solos, ares, rios e mares como integrantes de nossas vidas, conhecimentos e práticas … a medicina Calon é toda baseada nas plantas do Cerrado. Se o Cerrado se extingue, extingue junto nossa medicina tradicional. Nós, ciganos, não devastamos as florestas, não destruímos os rios, os lagos e os mares. Não envenenamos o ar, a terra e o ar para fazer grandes plantações. Nunca iniciamos uma guerra. Sabemos o quanto a mãe Terra é importante para todos nós vivermos, tanto porque nos dá o alimento, quanto nos dá a cura para doenças. Somos parte da natureza e se não pararmos urgentemente de degradá-la, o resultado será terrível e irreversível para toda a humanidade” Aluízio A. Silva Junior, cigano Calon
Os “ciganos”, se autodenominam “Rom”. Eles não são um único povo e com uma cultura generalizada, senão que formam diversas comunidades que possuem diferentes conhecimentos, cosmologias, olhares, visões de mundo e ensinamentos milenares. Existem muitas formas de ser cigano que se conectam numa intensa convivência familiar; a família é sagrada.
No Brasil vivem três grupos: os Roma (vindos da ex-Iugoslávia, Sérvia e de outros países do Leste Europeu), os Calon (que vieram da Espanha e de Portugal) e os Sinti (vindos da Alemanha, Itália e França). Os Roma e os Sinti falam o romanês e os Calon falam o shib kalé (fusão do romanês com o espanhol e o português).
Os ciganos estão nas periferias das cidades ou na zona rural. A maior concentração de acampamentos ciganos está nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Os ciganos em Mato Grosso são, principalmente, do grupo Calon, e estão a mais de 100 anos no estado; a maioria dos ciganos encontram-se em municípios que possuem o bioma Cerrado: Alto Garças, Cuiabá, Guirantinga, Juscimeira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, Tangará da Serra e Várzea Grande, exceto Juara e Sinop.
Os nômades representam 10 a 15% das comunidades, ou seja, o conceito mais correto atualmente seria viajante ou itinerante, pois têm uma residência fixa, viajam por algum tempo em uma rota pré-determinada e voltam para casa.